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Preparação de acadêmicos para atuação em cooperativas 

Disseminação dos princípios cooperativistas no ensino superior por meio da interação entre universitários e cooperativas. O Cooper Universitário reunirá acadêmicos nas áreas selecionadas pelas cooperativas aderentes. O programa surge para suprir o “apagão” de talentos dedicados ao cooperativismo.

 

1.    PÚBLICO ALVO

  • Universitários

 

2.    OBJETIVOS

  • Oportunizar uma efetiva e estratégica aproximação entre cooperativas e instituições de ensino superior;
  • Desenvolver conhecimentos sobre cooperativismo;
  • Proporcionar a experiência de trabalho em cooperativas;
  • Aprimorar competências dos profissionais que estejam iniciando carreira no sistema cooperativista;
  • Compor banco de talentos para acesso das cooperativas.

 

3.    RESULTADOS A SEREM ALCANÇADOS COM O PROGRAMA

  • Disseminação dos princípios cooperativistas entre as instituições de ensino superior
  • Acadêmicos capacitados em cooperativismo preparados para vaga de estágio e de trabalho em cooperativas.
  • Disponibilização de plataforma de talentos por onde participantes do CooperUniversitário possam manter currículo atualizado à disposição das oportunidades que venham a surgir nas cooperativas.
  • Redução de tempo e de custo na contratação de talentos para atuação nas cooperativas

 

4.    QUAL A FORMA DE MENSURAR OS RESULTADOS ALCANÇADOS?

  • Avaliação das Instituições de Ensino aderentes (formulário específico)
  • Avaliação das Cooperativas (formulário específico)
  • Avaliação dos acadêmicos participantes (formulário específico)
  • Levantamento de dados (Quantidade de vagas de estágio para participantes do CooperUniversitário // Quantidade de contratação de egressos do CooperUniversitário).

 

5.    LOCAL DE REALIZAÇÃO DO EVENTO

  • Universidade(s) e Cooperativa(s) região de Maringa – PR.

 

6. CARGA HORÁRIA POR EVENTO E CARGA HORÁRIA TOTAL

  • Carga horária por evento – De 8h até 32h
  • Carga horária total – Aproximadamente 720 horas

 

7. NÚMERO TOTAL DE PARTICIPANTES E POR EVENTO

  • Total de Participantes optantes no Projeto – 600
  • Total de Participantes selecionados – 60 acadêmicos.
  • Participantes por evento – 25 acadêmicos

 

8. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (Abordagem do trabalho)

 

Fase I – Planejamento com Recursos Humanos das Cooperativas Aderentes

Fase II – Articulação Instituições de Ensino Superior

Fase III – Apresentação CooperUniversitário às Instituições de Ensino

Fase IV – Planejamento de Ações para 2019

 

9. PLANEJAMENTO

Planejamento com Recursos Humanos das Cooperativas Aderentes

  • Divulgar para obter adesão das Cooperativas
  • Identificar a Demanda
  • Definir o Perfil dos “CooperUnis”
  • Formalizar Compromisso

 

Articulação Instituições de Ensino Superior

  • Detalhar dos objetivos do Programa
  • Apresentar vagas disponíveis
  • Explicar processo de adesão das Universidades
  • Divulgar o cronograma
  • Formalizar Compromisso

 

Divulgação na plataforma de Recrutamento e Seleção

  • Vagas disponíveis
  • Cadastro de Perfil
  • Cronograma
  • Termo de Compromisso
  • Agenda de Entrevistas

 

Processo Seletivo

  • Mapeamento de competências
  • Levantar testes para o mapeamento
  • Quais competências? As indicadas pelas cooperativas na definição do perfil

 

Aprendizagem

  • Cooperativismo
  • Gestão
  • Comunicação
  • Liderança
  • Governança
  • Gerenciamento de Projetos
  • Sustentabilidade

 

10.    METODOLOGIA UTILIZADA

A metodologia adotada é de caráter interdisciplinar contextualizada, com diretrizes específicas para ações de Mapeamento de Competências Técnicas e Comportamentais, elaboração de Perfil por Ramo, acompanhamento e avaliação com utilização de material didático da Metodologia do Projeto CRASE, reconhecida e recomendada pelo Sistema Cooperativo (OCB – SESCOOP Nacional – FESP – Organizações Cooperativas e Cooperativas), e recursos instrucionais diversificados.

No final do projeto, o Universitário recebe certificação de participação e Passaporte COOP, para prosseguimento de estudos.

 

11.    TIPO DE AVALIAÇÃO

  • Avaliação diagnóstica: com entrevistas e questionários
  • Avaliação formativa: por meio de provas e outros instrumentos de aferição de aprendizagem e desempenho geral.

 

12.    RECURSOS INSTRUCIONAIS

  • Palestras Técnicas
  • Flip-chart
  • Dinâmicas em Grupo
  • Exercícios estruturados
  • CD músicas
  • Vivências
  • Textos
  • Case Cooperativistas de sucesso
  • Livros
  • Jornais
  • Revistas