Na tarde da última terça-feira (13), o Sicoob Credicapital, na cidade de Cascavel, concluiu mais uma importante etapa do Programa FIC, na qual os “felicitadores” são capacitados para atuar como multiplicadores do sistema.
O Índice FIC mede o quociente de bem-estar e resiliência existente no quadro da cooperativa, a partir da análise de nove dimensões: bem-estar psicológico, uso do tempo, vitalidade comunitária, cultura, meio-ambiente, saúde, educação, governança e padrão de vida.
A partir da apuração do índice, todos os colaboradores que participaram do diagnóstico, têm a oportunidade de participar da elaboração do plano de melhorias a ser viabilizado em compromisso de colaboração mútua: colaboradores e conselho de administração da cooperativa.
Para a presidente da Pluricoop, Cleide Bulla, “o olhar das cooperativas para o bem-estar de seus colaboradores é a prova de que o sistema cooperativista tem a inovação como estratégia de gestão. Pessoas felizes trabalham mais e melhor e isso reflete diretamente no ambiente de trabalho, no trato com os cooperados e na participação comunitária”, conclui a presidente.
O Coordenador de Cooperativismo do Sescoop Paraná, Humberto César Bridi, esclarece que o “Programa FIC, disponibilizado pelo Sescoop/PR em parceira com a Pluricoop está aplicando as melhores práticas para o engajamento e desenvolvimento de equipes. Com isso, a Cooperativa ganha em produtividade e aumenta bastante o nível de satisfação, tanto dos colaboradores quanto dos cooperados que são a razão de ser de toda cooperativa”.
O Programa FIC é mantido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop, sendo o órgão o responsável pela seleção das cooperativas e principal fonte de informações detalhadas sobre o processo de adesão ao Programa.