Das cooperativas agroindustriais, a Cocamar é a primeira do Brasil a implantar o Programa Felicidade Interna do Cooperativismo
Pensando no bem-estar e na gestão da felicidade, além de sair na frente mais uma vez, a Cocamar inova com a implantação de um programa que visa monitorar e estimular a Felicidade Interna do Cooperativismo: é o FIC Cocamar. O evento de lançamento foi na última terça-feira, dia 19, na Associação Cocamar, em Maringá. No evento, o Superintendente Administrativo e Financeiro, Alair Zago, falou sobre o desafio de pensar o novo e de fazer diferença ao se propor a trabalhar com este indicador. “Acreditamos que a felicidade é o fator mais competitivo do mercado”, disse.
O objetivo do Programa FIC, como ferramenta de gestão, é estimular o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores que trabalham na cooperativa, contribuindo para o aumento da produtividade, dentro da perspectiva que pessoas felizes produzem mais e melhor, com resultados na vida pessoal e profissional e reflexos sobre a comunidade.
PILOTO – “Ter qualidade de vida e produzir mais é o que buscamos”, resumiu o Gerente de Gestão de Pessoas, Fernando Castro Vieira Filho, explicando que o trabalho tem início com o programa piloto na Indústria de Fios, mas a ideia é desenvolvê-lo em toda a Cocamar.
“Quem trabalha feliz, trabalha melhor. A Cocamar está preocupada com o bem-estar de seus colaboradores”, complementou a Analista Técnica e representante do Sescoop/PR, Carolina Bianca Teodoro, na abertura do evento, que contou também com a presença do Superintendente de Operações da Cocamar, Osmar Liberato, a presidente da Pluricoop, Cleide Bula, e da Gerente Industrial da Indústria de Fios, Valquíria Demarchi Arns.
OBJETIVO – O Programa FIC foi desenvolvido pelo Sistema Ocepar/Sescoop, inspirado no modelo FIB – Felicidade Interna Bruta – com o objetivo de implantar a felicidade dentro do cooperativismo. Adriana Pierini, representando o Pluricoop (Cooperativa de Trabalho de Executivos em Gestão e Treinamento), que será responsável pelo diagnóstico e implantação do programa FIC Cocamar, falou sobre o que se baseia o trabalho e como será desenvolvido.
Citando estudos realizados, Adriana afirmou que pessoas felizes são 25% mais eficientes e eficazes do que pessoas tristes, são 47% mais produtivas, 50% mais motivadas e 82% mais satisfeitas. “Se podemos medir, podemos gerenciar. Tudo vai depender da atitude das pessoas. A felicidade é soma da genética, do que somos, das características pessoais, com as circunstâncias da vida e as atitudes intencionais, o que fazemos, apesar das circunstâncias”, explicou. O trabalho vai ser implantado através de diagnósticos, palestras, treinamentos e ações. As próximas etapas serão aplicação do questionário, análise dos resultados, elaboração e implantação de Plano de Melhorias.
Um papel muito importante para o programa é o dos felicitadores: colaboradores escolhidos e que serão responsáveis por compartilhar, medir e analisar os dados e o andamento do programa dentro da Indústria de Fios.
O Programa tem quatro pilares: promoção de desenvolvimento socioeconômico sustentável e igualitário, preservação e promoção dos valores culturais, conservação do meio ambiente natural e estabelecimento de uma boa governança, que tem tudo a ver com os princípios e valores do cooperativismo.
Fonte: Cocamar